Instale o App do Lab. Paulo C. Azevedo!

Os resultados de seus exames na palma de sua mão, além de muitos outros recursos.

História de Sucesso

Os Anos Foram Maravilhosos Conosco!


Na origem de tudo, em 1941, o Laboratório era apenas a materialização de um sonho dos médicos Raimundo Dias e Orlando Costa. O primeiro exame data de 23 de setembro de 1941. Em 1946, Costa resolveu sair, abrindo vaga para que Paulo Cordeiro de Azevedo entrasse na sociedade. Logo ganharam a companhia de Ruy Borborema. Nos anos seguintes, Azevedo acabaria ficando sozinho à frente do laboratório, visto que Dias e Borborema saíram para outros empreendimentos igualmente bem sucedidos dentro do mesmo ramo de atividade. Azevedo ficou então com a responsabilidade de manter o nome e a qualidade do laboratório, já respeitado como um dos mais importantes de Belém naquele tempo.

Com sua morte em 1970, seu filho, o patologista clínico Paulo Sérgio Roffé Azevedo, associado ao também patologista Leônidas Braga Dias, assumiram a administração e procuraram dar prosseguimento à trajetória rica em êxitos e avanços tecnológicos na área.

Foi construída nova sede, à Avenida Governador José Malcher, que se tornaria a matriz desde 1973 até a inauguração da nova sede, na Avenida Brás de Aguiar, em 1988. Com a inauguração da nova matriz do Laboratório, Leônidas Braga Dias Junior, retornando dos cursos de especialização em Patologia, passou a fazer parte do quadro de sócios, dando continuidade à trajetória de crescimento.

Novas unidades foram instaladas nos diversos bairros da cidade (Mundurucus, em 1997, Cidade Nova, em 2003, Telégrafo, em 2005 e Almirante Barroso, em 2006), levando a comodidade de um atendimento próximo e de qualidade aos quatro cantos de Belém. A expansão das unidades sempre foi bem planejada, para que o padrão de qualidade do laboratório jamais fosse comprometido.

"Se tivéssemos que definir o que representou a história do Laboratório Paulo Azevedo ao longo dos anos, poderíamos resumir na seguinte filosofia: pioneirismo acima de tudo. Procuramos trazer sempre o que havia de mais novo e melhor em termos científicos. Tentar fazer o melhor sempre dentro do possível e da nossa realidade", resume Dr. Paulo Azevedo, que se orgulha das inovações introduzidas na patologia paraense.

Segundo ele, o esforço para atualização é constante, em função da importância que o laboratório tem em nossa cidade.

Hoje o laboratório mantém, além das unidades acima, postos de coleta no Hospital da Ordem Terceira, no Instituto Saúde da Criança, na Maternidade do Instituto Saúde da Criança, na Clínica do Bebê, na Maternidade da Clínica do Bebê e no Hospital Porto Dias, onde conta com plantão 24 horas.


Nossa Principal Função

Nossa principal função é a realização, mediante solicitação médica, de exames laboratoriais de pacientes ambulatoriais ou internados e em matérias enviados por outros laboratórios. Opera em regime diurno, visando atender de forma plena às necessidades dos pacientes e médicos.


Missão dada...é missão cumprida!

A execução de exames laboratoriais consiste em análises físico-químicas ou biológicas de materiais de pacientes e outras amostras, realizados com a finalidade de prevenção, diagnóstico, monitoração da evolução de doenças, da terapêutica e da qualidade.


Visão de futuro

  • Ser um centro de medicina laboratorial com cobertura ampla de todas as áreas laboratoriais.
  • Servir tanto aos pacientes do Laboratório Paulo C. Azevedo quantos aos de outras de instituições locais e regionais.
  • Aplicar tecnologia e multiplicar conhecimentos na área.
  • Merecer o reconhecimento técnico, científico e da qualidade a nível regional e nacional.

Valores e Compromissos

  • O paciente é a razão de ser de nosso Laboratório, merecendo em decorrência, um atendimento personalizado, que respeite sua integridade física, emocional e condições sócio-econômicas. Os atributos que são almejados a fim de nortear o desempenho dos funcionários são, além da excelência técnica e eficiência, a cortesia, a dedicação, o sigilo e o respeito à condição do paciente.
  • O funcionário é o principal responsável pela qualidade de nossos serviços. Incentivamos os funcionários a desempenharem suas atividades com satisfação, responsabilidade e na plenitude de sua capacidade. A sua valorização como ser humano é obtida pelo respeito ao indivíduo e por remuneração adequada. Propiciamos o crescimento individual através do aperfeiçoamento contínuo. Sua participação é requisitada no trabalho cooperativo, cada um contribuindo para o desempenho da equipe com suas aptidões e talentos, aplicados de forma pró-ativa nas atividades diárias.
  • O médico, os enfermeiros e outros profissionais envolvidos na assistência ao paciente são igualmente clientes e também devem ter também suas necessidades e expectativas satisfeitas. Atendê-los prontamente e propiciar as informações necessárias sobre os exames laboratoriais, tanto para solicitações, realizações e resultados, como para sua adequada interpretação, são compromissos de todos os funcionários do laboratório.
  • A voz do cliente, representada pelas sugestões, opiniões, insatisfações e reclamações constitui-se em importante fonte para o aperfeiçoamento de nossos serviços. Deve ser registrada, analisada e, caso necessário, imediatamente corrigida, visando a melhoria contínua de nossos serviços. Nunca é utilizada como fator gerador de medidas punitivas e sim como indicador para melhoria dos sitemas.