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Qualidade, do latim qualitate, é um conceito subjetivo. É o modo de ser, é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos, etc.

Qualidade está relacionado às percepçôes de cada indivíduo e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado. Necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definiçâo.

Qualidade pode ser qualidade de vida das pessoas de um país, qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda qualidade de um produto no geral. Como o termo tem diversas utilizaçôes, o seu significado nem sempre é de definiçâo clara e objetiva.

Qualidade em relaçâo a produtos e/ou serviços, há várias definiçôes para qualidade, como o produto estar em conformidade com as exigências dos clientes, ter valor agregado, algo que produtos similares nâo possuem, relaçâo custo/benefício etc.

Existe também o controle da qualidade, garantia da qualidade e gestâo da qualidade sâo conceitos relacionados com o de qualidade na indústria e serviços. Os conceitos sâo usados em várias áreas, através de indicadores de qualidade e normas, como a ISO 9001, ISSO 14000 e outras.


Nosso Foco Contínuo

A excelêcia da qualidade tem sido um dos objetivos do Laboratório Paulo C. Azevedo desde a sua fundação. Esse atributo como expectativa intensiva sempre esteve presente na direção, nas chefias e em todo o corpo de funcionários deste laboratório e é percebido e reconhecido por nossos clientes e meio médico da cidade e regiões.

O Laboratório Paulo C. Azevedo, desde 1974, utiliza o Programa de Controle da Qualidade, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, mantido até os dias atuais. Em 1977 já existia um amplo Programa de Controle da Qualidade Interno e Externo a nível nacional.

As conceituações de satisfação do cliente, qualidade total e gestão pela qualidade foram sendo adaptadas da área industrial para nossa área de atuação. Qualidade assegurada envolve conceitos de certificação e a adoção da metodologia ISO - International Standartization Organization (Organização Internacional para Normalização), que passou a ser utilizada de maneira progressiva no Brasil, assim como em todo o mundo.

A consolidação dessa experiência foi a adequação de nosso Laboratório aos requisitos das normas BR ISO da série 9000, mais precisamente a ISO 9001:2008.

A concretização da dedicação de todos os funcionários de nosso laboratório foi reconhecida no dia 6 de dezembro de 2000, com a certificação internacional (Rva) e nacional (INMETRO) de todos os processos realizados pelo laboratório nas normas ISO 9001, pela empresa certificadora DNV- DET NORSKE VERITAS.