Instale o App do Lab. Paulo C. Azevedo!

Os resultados de seus exames na palma de sua mão, além de muitos outros recursos.

Acreditação PALC

O que é a Acreditação de Laboratórios Clínicos?

Acreditação é um processo voluntário em que uma instituição, governamental ou não, avalia um laboratório através de uma auditoria e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados.

Os requisitos são fundamentados em normas específicas de qualidade que contemplam as atividades laboratoriais — por exemplo: atendimento à legislação vigente, atendimento ao cliente, realização de exames, validade dos reagentes e produtos utilizados, calibração de aparelhos, rastreabilidade do processo, capacitação da equipe e outros.

Atualmente, a acreditação no Brasil não é obrigatória. O laboratório pode escolher o órgão acreditador, baseando-se em sua credibilidade, experiência e no conhecimento técnico de seus auditores. Estes incentivam a equipe do laboratório, a alta direção e gerência a alcançarem níveis cada vez mais elevados de qualidade e melhoria contínua.


O que é o PALC?

Somos a primeira rede de laboratórios do Pará a possuir a Acreditação PALC. É a qualidade que sempre buscamos nos colocando como líder do segmento.

O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos - PALC, foi criado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial (SBPC/ML) em 1998, seguindo uma tendência mundial do setor, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da qualidade dos laboratórios clínicos no Brasil.

Sua evolução cresceu até tornar-se o maior programa latino-americano de acreditação laboratorial, graças a suas características e a seu corpo de auditores, especializados e com grande experiência na atividade laboratorial. Esta evolução exige atualização permanente, não só do corpo de auditores mas também da norma propriamente dita.

O objetivo fundamental do PALC (Programa de Acreditação da Sociedade Brasileira de Patologia Clinica) é garantir um sistema capaz de proporcionar a melhoria continua da qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios, através da educação continuada e do atendimento aos requisitos da norma introduzindo o conceito de controle de qualidade em laboratórios clínicos no Brasil, e seu programa representa a continuação de um longo histórico de apoio a melhoria da qualidade dos laboratórios clínicos.

O PALC utiliza auditorias periódicas para verificar a conformidade com os itens da norma. Os auditores são profissionais de nível superior da área de análises clinicas, de formação que tenha reconhecimento nacional para atuar como responsáveis técnicos em laboratórios clínicos. O PALC avalia o laboratório como um todo e não em certas disciplinas, setores ou funções, garantindo assim que o fluxo inteiro do processo está conforme o controle de qualidade exigido.

Para um laboratório clínico é de extrema relevância a certificação PALC, que referenda e atesta o controle de qualidade em todas as fases do processo, assegurando a qualidade do serviço prestado.

O Laboratório Paulo Azevedo está definitivamente no grupo seleto de laboratórios clínicos que tem qualidade de ensaios, resultado e toda a logística em medicina laboratorial acreditados por uma sociedade especializada com credibilidade internacional.