Teste de paternidade: o que é necessário e principais tipos
A busca pela confirmação de paternidade de uma criança não só resolve a definição quanto à filiação biológica, mas também é importante para questões legais, sociais e emocionais.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Genética (SBG), a demanda por testes de paternidade tem crescido bastante nos últimos anos e foi impulsionada pela precisão e acessibilidade desses exames.
O que é necessário para fazer o teste de paternidade
Para realizar um teste de paternidade, é necessário coletar amostras de DNA das pessoas envolvidas, geralmente por meio de células presentes na saliva ou no sangue.
É importante que o teste seja feito em um laboratório especializado e que possa garantir a confidencialidade e a precisão dos resultados.
Também são exigidos documentos de identificação para a formalização do processo.
Tipos de testes de paternidade
O teste de paternidade pode ser realizado no pré-natal ou, mais comumente, após o nascimento. Os principais tipos de testes realizados são:
- Paternidade DUO: realizado com amostras biológicas do(a) filho(a) e do suposto pai.
- Paternidade TRIO: realizado com amostras biológicas do(a) filho(a), da mãe e do suposto pai.
- Paternidade Reconstrução: realizado com amostras biológicas dos parentes vivos do falecido permitindo a reconstrução do perfil genético do mesmo e posterior comparação com o perfil genética do(a) filho(a).
- Paternidade TRIO Pré-Natal invasivo: esse teste é realizado durante a gravidez e utiliza amostras de DNA fetal obtidas por procedimentos como a amniocentese ou a biópsia do vilo corial. A coleta por esses procedimentos é realizada somente em situações especÃficas e carrega certos riscos para a gestação.
Além da amostra de DNA fetal, são também utilizadas amostras biológicas da mãe e do suposto pai.
Esses testes têm como objetivo comparar os marcadores genéticos do suposto pai com os do(a) filho(a), determinando a probabilidade de paternidade.
Qual o valor de um teste de paternidade
O custo de um teste de paternidade pode variar dependendo do tipo de teste e de outros fatores.
Em geral, os testes pós-natais tendem a ser mais acessÃveis do que os pré-natais. Além disso, testes realizados para fins legais podem exigir outros procedimentos, o que pode influenciar no custo final.
Para saber mais sobre a realização e os valores do teste de paternidade, entre em contato com o laboratório Paulo Azevedo.
Fonte: Laboratório Paulo Azevedo.
Autor: Laboratório Paulo Azevedo.